Créditos: Pezibear por Pixabay |
01. SÃO DA MESMA FAMÍLIA QUE OS CAMELOS
As lhamas e os camelos vêm da família Camelidae, tornando-os primos distantes. Um fato interessante para a família Camelidae é que nem camelos, nem lhamas, nem nenhum de seus parentes ainda vivem na região de onde se originaram. Os camelos evoluíram originalmente nas Américas do Norte, e foi só há cerca de 2 ou 3 milhões de anos que a família se separou e foi para as regiões que eles são encontrados hoje.
02. SÃO NATIVAS DA AMÉRICA DO SUL
A lhama que conhecemos hoje é inegavelmente um animal sul-americano. Mais especificamente, eles vêm de uma região do Peru e Bolívia nos Andes, onde o Império Inca reinou. Enquanto seus ancestrais se depararam com o Panamá milhões de anos atrás, eles rapidamente evoluíram para os animais muito menores que conhecemos hoje.
Créditos: rux1984 por Pixabay |
03. NÃO VIVEM NA NATUREZA
Contrariando a maioria das fotos que você já viu de paisagens desoladas da montanha com lhamas, a realidade é que as lhamas são animais domesticados. Embora possam ser encontrados na natureza, eles não são mais animais selvagens – eles são animais de carga. O povo dos Andes há muito tempo domou lhamas e as usou para transportar mercadorias.
04. USO DA SUA LÃ
A lã de lhama foi tosquiada e usada em tecidos por cerca de 6.000 anos na Cordilheira dos Andes, no Peru. A lã de lama é leve, quente e repelente à água.
05. O PESO
Lhamas pesam entre 125 e 200 quilos e podem carregar de 25 a 30 por cento de seu peso corporal. Caso tentem sobrecarregar uma lhama com muito peso, ela se deitará ou simplesmente se recusará a se mover.
Créditos: Todd MacDonald por Pixabay |
06. COSPEM QUANDO ESTÃO IRRITADAS
Lhamas não mordem. Eles cospem quando estão irritadas e agitadas, mas isso é principalmente entre elas, onde também podem utilizar coices.
07. TEMPO DE VIDA
Lhamas vivem aproximadamente 20 anos. Embora alguns animais vivam apenas 15 anos e outros alcancem os 30 anos. As lhamas geralmente têm apenas um filhote por vez e gêmeos são incrivelmente raros. A gravidez tem uma duração de cerca 350 dias, praticamente um ano inteiro.
08. A IMPORTÂNCIA DO COCÔ DE LHAMA
Algumas pessoas acreditam que se não fosse por conta do cocô de lhama, as culturas andinas não teriam prosperado da forma que conhecemos. Como quase não tem odor, o cocô desses animais é uma fantástica fonte de combustível para incêndios, além de ser um excelente fertilizante, e ele foi primordial para enfrentar o frio durante o inverno dos Andes.
09. LHAMAS DE GUARDA
Os criadores de ovelhas e alpacas nos Estados Unidos descobriram que as lhamas eram grandes animais de guarda, porém, o criador deve ter apenas uma por rebanho de ovelhas. Isso porque uma única lhama é mais propensa a se ligar ao rebanho e protegê-los, enquanto que se houver outra lhama elas se ligarão e ignorarão os outros animais.
Elas são usadas geralmente em áreas que têm grandes predadores como cães selvagens ou coiotes.
10. LHAMAS COMO TERAPIA
Um outro papel que as lhamas assumiram foi o de um animal de terapia. Em algumas partes dos Estados Unidos, as lhamas foram utilizadas em asilos e escolas, onde confortam os residentes e pacientes. Porém, elas precisam de um bom treinamento para assumir essa função, para evitar que elas saiam cuspindo as pessoas.