01. NASCIMENTO
Brendan James Fraser nasceu em 3 de dezembro de 1968 em Indianápolis, Indiana, Estados Unidos. Sendo o mais novo dos quatros filhos do casal Peter Fraser e Carol Mary. Seu pai era um executivo do ramo de turismo, e isso fez com que a família mudasse de residência com frequência. Foi durante o tempo em que morou em Londres, que Brendan começou a se interessar pela atuação.
02. INÍCIO DA CARREIRA
Brendan Fraser estrou no cinema em 1991, quando fez uma pequena aparição no filme Apostando no Amor. No ano seguinte, ele foi escalado para um papel principal no filme de comédia O Homem da Califórnia. Já em 1992, Fraser apareceu no filme de drama esportivo Código de Honra. A cada ano ele tinha um novo trabalho e aos poucos ia ganhando notoriedade da mídia e ficando conhecido por interpretar papéis com um misto de bobo e sexy, e talvez por essa razão ele tenha conseguido o seu primeiro grande personagem: George, O Rei da Floresta, em 1997.
03. ACIDENTE NO FILME A MÚMIA
Depois de George, outro papel marcante na carreira de Fraser foi o personagem Rick O’Connell no filme A Múmia de 1999. O filme foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 415 milhões de dólares em todo o mundo e rendeu 2 sequências, uma animação e um spin-off. Durante as gravações deste filme, Brendan quase perdeu a sua vida em uma das tentativas de gravar a cena em que seu personagem está sendo enforcado, algo deu errado e o ator foi realmente enforcado por um breve momento, isso foi o suficiente para deixa-lo inconsciente por poucos segundos, precisando ser reanimado.
04. CASAMENTO E FILHOS
Brendan Fraser casou-se com a atriz Afton Smith em 27 de setembro de 1998. O casal teve três filhos e se divorciaram em 2007. No ano de 2013, Fraser ganhou as manchetes dos jornais quando tentou diminuir o valor da pensão alimentícia que deveria pagar à ex-esposa. O ator disse que não tinha mais condições de pagar anualmente a quantia pré-decidida de US$ 900 mil dólares. Isso acabou levando a uma batalha legal sobre finanças entre o ex-casal.
05. FALA FRANCÊS FLUENTEMENTE
O ator fala francês fluentemente. Ele usou suas habilidades linguísticas para a comédia romântica De Volta Para o Presente, onde contracenou com Alicia Silverstone. No filme de 1999, Fraser interpreta um homem que volta ao convívio com a sociedade depois de morar em um abrigo nuclear por 35 anos.
06. ELE TAMBÉM É FOTÓGRAFO
Fraser é um fotógrafo amador muito talentoso. Durante sua passagem como ator convidado na sitcom Scrubs, o personagem de Fraser carregava uma câmera Polaroid para todos os lugares e tirava fotos constantemente. Ele coleciona câmeras antigas e admite ser um bom entendedor do assunto. Algumas fotografias podem ser vistas em seu site pessoal.
07. FILME MAIS ELOGIADO DA SUA CARREIRA
Brendan certamente é lembrado pela maioria do público por conta dos seus papéis cômicos, porém, um dos trabalhos em que ele mais recebeu elogios foi no filme Deuses e Monstros de 1998. No filme, ele contracena ao lado do ator Ian McKellen, que inclusive o elogiou, comentando que um dia gostaria de ser um ator tão bom quanto Fraser. Ele também é um ator de teatro reconhecido e costuma arrancar elogios dos críticos.
08. BRENDAN SOFREU ASSÉDIO
No ano de 2018, o ator revelou em uma entrevista que havia sofrido assédio sexual do então presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que é a entidade que organiza o Globo de Ouro. Brendan afirmou que Philip Berk tocou em suas partes íntimas durante um evento da Associação em 2003. Na ocasião, os representantes do ator exigiram uma carta de desculpas à associação, e receberam uma carta de Berk que se defendeu dizendo que tudo não passava de uma piada mal compreendida. Desde o incidente, Fraser afirmou que raramente era convidado a voltar para o Globo de Ouro, e Berk, apesar de não ser o presidente, continua como membro da associação.
09. FÃS FIZERAM UMA PETIÇÃO
Fraser fez uma aparição em um programa em 2016 para falar sobre o seu papel na série The Affair. Na ocasião, os fãs perceberam que o ator parecia muito triste. Em resposta, eles organizaram coletivamente uma petição chamada "Traga Brendan Fraser de volta ao cinema / televisão". A petição foi endereçada à vários canais e serviços de streaming, para despertar o interesse no talento do ator e garantir a ele algum trabalho futuro. Posteriormente o ator revelou que estava de luto pela mãe, que havia falecido por conta de um câncer.
10. DECLÍNIO NA CARREIRA E ÚLTIMOS PAPÉIS
Enquanto os anos 90 representaram uma ascensão na carreira de Fraser, parte dos anos 2000 foram de momentos de grandes dificuldades. O abuso e a separação mergulharam o ator em depressão e em vários outros problemas de saúde. Além disso, ele também foi submetido a várias cirurgias durante um período de sete anos, como um resultado de todo o seu esforço nos filmes em que atuou, já que realizava suas próprias acrobacias e isso foi prejudicando seu joelho, coluna e até mesmo as cordas vocais. Com tantos acontecimentos na vida de Fraser, hoje fica mais claro o porquê de ele não estar tão presente na mídia, como fazia no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Atualmente o ator está com 52 anos e entre os seus trabalhos mais recentes estão as séries The Professionals, Patrulha do Destino e o filme Line of Descent.