17 Fatos e Curiosidades Sobre os Papagaios

Eles são conhecidos por sua inteligência, pela variedade de espécies e e cores de suas penas. Confira abaixo 17 curiosidades sobre os papagaios:

$ads={1}

01. Há cerca de 393 espécies distintas de papagaios, incluindo periquitos, araras, cacatuas e calopsitas.

02. Os papagaios são encontrados em todos os continentes e regiões tropicais e subtropicais, incluindo América do Sul e Central, Ásia, África, Austrália e Oceania.

03. Possuem uma estimativa de vida que varia entre 10 e 95 anos, dependendo da espécie.

04. Há uma defesa especial contra danos na plumagem brilhante de um papagaio: Psitacofulvinas, um pigmento resistente a bactérias que somente os papagaios são conhecidos por produzir, dando às penas das aves sua coloração vermelha, verde e amarela.

05. Como a ordem dessas aves inclui muitas espécies diferentes, os papagaios variam muito em tamanho.   

06. O maior papagaio do mundo é a arara azul, que é encontrada na América do Sul e tem cerca de 1 metro de comprimento. Apesar disso, ela não é a ave mais pesada da família dos papagaios - essa honra vai para o kakapo da Nova Zelândia, que pode pesar até 3 quilos. O menor da espécie é o papagaio pigmeu de cara amarela, pesando menos de 10 gramas e medindo 8 centímetros de comprimento.

07. Papagaios são aves com hábitos sociais, possuindo o hábito de se reunir em bandos de 10 a 30 indivíduos.

08. Os papagaios são onívoros, o que significa que se alimentam de plantas e animais. Sua dieta inclui sementes, frutas, brotos e, às vezes, artrópodes e outras presas animais. As sementes são sua comida favorita; eles possuem mandíbulas fortes para ajudá-los a quebrar nozes e sementes duras.

09. Os papagaios são os únicos pássaros que podem usar os pés para trazer comida para o bico. Eles tendem a preferir usar um pé ao outro, algo semelhante as pessoas são destras ou canhotas.     

10. Com poucas exceções, os papagaios são monogâmicos, passando a vida inteira com apenas um companheiro. O vínculo do casal é forte e, na época de não reprodução, o par permanece firme, mesmo quando se junta a um bando maior.

11. Os papagaios formam seus ninhos em cavidades e não possuem outros territórios além dos seus ninhos.

12. Os papagaios geralmente colocam entre dois e oito ovos brancos de uma só vez. Na maioria das espécies, a fêmea faz toda a eclosão. O período de incubação é de 17 a 35 dias, com espécies maiores tendo períodos de incubação mais longos. 
Os filhotes eclodem quase completamente sem penas, exceto por uma fina camada de penas nas costas. Seus olhos ficam fechados até as duas semanas de idade e, após três semanas, a plumagem adulta do filhote começa a emergir. Essas penas são finas e pontiagudas e são chamadas de penas de agulha.

13. Os principais predadores de papagaios são as aves de rapina, como gaviões, corujas e falcões, e grandes cobras, como pítons e sucuris. Macacos comem ovos de papagaio e filhotes, desde que possam encontrá-los. 

14. Diversas espécies estão em declínio e algumas estão extintas. Das cerca de 393 espécies, 130 estão listadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como quase ameaçadas, e 16 delas são atualmente consideradas criticamente ameaçadas.

15. Devido ao fato de serem animais inteligentes, musicais, carismáticos e com algumas espécies possuindo a capacidade de “falar”, os papagaios são animais de estimação populares. O uso dos papagaios como animais de estimação remonta a milhares de anos, e são frequentemente usados ​​como símbolos de realeza ou riqueza.

16. O Papagaio-cinzento africano é conhecido por sua notável capacidade de imitar a voz e a linguagem humana. Alguns papagaios dessa espécie podem "falar" mais de 700 palavras.

17. Junto com corvos e gaios, os papagaios são considerados as aves mais inteligentes.

Compartilhe com os seus amigos! 👇

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato