10 Curiosidades Sobre o Filme "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" (2004)

Depois de algumas tentativas fracassadas de fazer com que o relacionamento desse certo, uma jovem decide participar de um tratamento experimental capaz de retirar de sua memória todos os momentos que viveu ao lado do seu ex. Confira abaixo 10 Curiosidades sobre o filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças:

Créditos: Focus Features

01. INSPIRADO EM UMA CONVERSA ENTRE AMIGOS

A ideia para o filme foi inspirada em uma conversa do diretor e roteirista Michel Gondry com seu amigo, o artista Pierre Bismuth, que sugeriu a história de um personagem que encontra um cartão na caixa de correio com uma mensagem dizendo “alguém que você conhece, apagou você da memória”. Gondry e Bismuth desenvolveram a história e Charlie Kaufman foi chamado para criar um roteiro baseado nessa premissa. Pierre Bismuth foi creditado como co-escritor do filme e os 3 ganharam o prêmio de Melhor Roteiro Original no Oscar de 2005.

02. TÍTULO BASEADO EM UM POEMA

O título do filme foi inspirado em uma passagem do poema Epístola de Heloísa a Abelar de Alexander Pope. O poema é declamado pela personagem Mary no filme e já tinha sido usado pelo roteirista Charlie Kaufman no filme Quero Ser John Malkovich.

03. GRAVADO EM 1998

O filme foi gravado originalmente em 1998, e deveria ser lançado por volta do ano 2000, mas só foi lançado em 2004. Isso ocorreu devido ao fato de Kaufman e Gondry temerem a comparação com o filme Amnésia, lançado em 2000, a temática é semelhante, com uma narrativa fragmentada sobre memória e perda.

04. JOEL SERIA INTERPRETADO POR NICOLAS CAGE

Nicolas Cage era bem requisitado na época para filmes comerciais devido seu sucesso com o filme Despedida em Las Vegas, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator. E ele chegou a ser considerado para o papel de Joel, mas não estava disponível. Jim Carrey foi chamado para o projeto, e em um documentário ele e o diretor revelaram que o rompimento de um namoro recente de Carrey foi usado como inspiração para a atuação no filme. Gondry impediu que o ator improvisasse nas gravações, restrição que não era aplicada aos outros membros do elenco. 

05. MOVIMENTOS IMPROVISADOS

Charlie Kaufman e Michel Gondry deixavam os atores improvisarem seus movimentos durante a gravação. Algumas das cenas mais marcantes incluem a dança com roupas íntimas entre Stan e Mary em cima da cama onde Joel está, e o soco que Clementine dá em Joel no trem. Michel Gondry gravou as cenas de vários ângulos e permitiu que os atores andassem livres pelo cenário, o que deixavam as cenas mais espontâneas. Kate Winslet afirmou que essa liberdade melhorou seu desempenhou no papel e que às vezes eles faziam várias tomadas da mesma cena de maneira completamente diferente, baseadas puramente em como os personagens poderiam estar sentindo.

06. MUDANÇAS NO CABELO DE CLEMENTINE

Uma das marcas do filme é a variação de cores no cabelo da personagem Clementine. Elas foram usadas para ajudar ao espectador sobre qual momento da história se passa cada cena, já que o filme não tem uma cronologia linear de acontecimentos. O verde remete ao primeiro encontro de Joel e Clementine. O tom alaranjado ao namoro dos dois. O vermelho foi usado nas cenas fantasiosas na mente de Joel, quando ele tenta manter a lembrança dela e o azul quando ela já o apagou da memória. Como o filme não foi gravado em sequência, a atriz Kate Winslet tinha que ter cores de cabelo diferentes no mesmo dia, por isso ele não foi tingido, pois não seria prático, e ela precisou usar perucas. Por esse papel, Kate foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar de 2005.

07. ILUSÃO DE ÓTICA

A cena na qual Jim Carrey aparece como criança não teve efeito especial. Ela foi gravada através de uma ilusão de ótica, utilizando uma perspectiva semelhante à usada por Peter Jackson nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

08. IMPROVISO NA RUA

A cena do circo nas ruas foi inventada na hora. A equipe de filmagem e o elenco estavam trabalhando próximos, e o diretor Michel Gondry decidiu que poderia funcionar bem no filme. O momento em que Clementine desaparece repentinamente na cena é um dos momentos favoritos de Gondry no filme, pois Jim Carrey não sabia que Kate Winslet iria desaparecer. Apesar disso, repórteres estavam no local e tentaram se aproximar de Jim Carrey, o que quase atrapalhou a gravação.     

09. CENAS COM PERSONAGEM NAOMI FORAM DELETADAS

Durante o filme, o personagem Joel menciona uma ex-namorada chamada Naomi, antes de conhecer realmente Clementine na praia e quando ele já apagou ela da memória. No roteiro existiam cenas com a personagem Naomi e a atriz Ellen Pompeo foi escalada e gravou algumas dessas cenas, porém no corte final do filme, todas as cenas foram excluídas.

10. SEM CORTE

A cena com Joel em sua mente lembrando de sua ida ao consultório da Lacuna, mostra o personagem em dois momentos: vendo a cena e participando dela. Para essa cena não foi usado efeito especial, o ator Jim Carrey correu por trás das câmeras e mudou sua roupa para gravar o personagem nos dois momentos simultaneamente. Quando a cena da sessão volta a aparecer já com distorções, os rostos dos personagens são substituídos por joelhos, que neste caso foram adicionados digitalmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato