01. DIREÇÃO E ROTEIRO
Este filme foi dirigido por Robert Zemeckis, que já havia trabalhado com Tom Hanks no filme Forrest Gump de 1994. O roteiro ficou por conta de William Broyles Jr. que também já havia trabalhado com Hanks em Apollo 13. Para preparar o roteiro, Broyles foi para um campo de sobrevivência para aprender habilidades que o personagem Chuck precisaria para sobreviver em uma ilha.
02. A IDEIA CENTRAL FOI DE TOM HANKS
A ideia central do filme surgiu do próprio Tom Hanks. Segundo o ator, após ler um artigo sobre a empresa FedEx, ele soube que aviões cheios de correspondências voavam pelo pacífico três vezes por dia, e se questionou sobre as consequências que resultariam se um deles caísse. Junto a esse fato, ele combinou com a possibilidade de uma pessoa sobreviver em uma ilha deserta sem alguns dos principais elementos necessários para viver. Hanks levou a ideia até o roteirista William Broyles e ao diretor Robert Zemeckis, e ao longo de 6 anos, o enredo de Náufrago foi desenvolvido. Segundo o diretor, foram necessárias aproximadamente 125 reescritas durante todo esse tempo.
03. FEDEX NÃO PATROCINOU O FILME
O diretor deixou claro em várias entrevistas de que a empresa FedEx não pagou nada para ter a sua presença no filme. Na verdade, os executivos ficaram preocupados quando souberam do projeto. Após lerem o roteiro final, aprovaram o uso da marca e ofereceram apoio durante as filmagens. Após o lançamento do filme, a FedEx relatou um aumento em 30% dos negócios e uma maior procura por vagas de emprego.
04. TOM HANKS QUASE MORREU
Tom Hanks quase morreu por conta de uma infecção durante as filmagens. Antes de deixar a produção em Fiji, ele cortou a perna, e o corte infeccionou, quase lhe causando um envenenamento no sangue. Hanks ficou internado por 3 dias, precisando interromper as gravações por quase um mês, pois os médicos não o autorizaram a entrar no mar de jeito nenhum.
05. CRIAÇÃO DE WILSON
Antes de criarem um dos objetos inanimados mais famosos do cinema, a ideia era de que Chuck falasse consigo mesmo internamente, tendo momentos como Chuck bom e o Chuck mau. Ao criar Wilson, Robert Zemeckis teve a ideia do sangue de Chuck formar o rosto da bola, para fazer parecer que ela 'nasceu' dele. Broyles criou diálogos para Wilson, para ajudar Hanks a formar um vínculo natural com o objeto inanimado.
06. TOM HANKS PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS
Tom Hanks passou por uma transformação física extenuante ao longo das gravações de Náufrago. As filmagens começaram em 1998, depois que Hanks ganhou mais de 20 quilos para interpretar a versão "mais saudável" de Chuck. A produção foi então interrompida por um ano inteiro enquanto Hanks perdia o peso para parecer o mais magro possível e deixar o cabelo e barba crescerem. Após as gravações das cenas na ilha, a produção foi adiada por mais quatro meses para que Hanks pudesse recuperar o peso e filmar as cenas finais do filme.
07. MAIORIA DAS CENAS NOTURNAS FORAM GRAVADAS DURANTE O DIA
A maioria das cenas noturnas na ilha, com exceção da cena da fogueira, foram filmadas durante o dia. Os efeitos de escuridão e céu noturno foram adicionados na pós-produção.
Uma boa parte do áudio do filme teve que ser substituído já que as ondas faziam muito barulho, precisando que muitos sons, inclusive de diálogos, tivessem que ser recriados na sala de edição. Mesmo assim, o filme ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Som na premiação de 2001.
08. CENA DELETADA
Uma cena foi retirada pelo diretor Robert Zemeckis do filme após a exibição nos cinemas e não entrou no VHS. Após três anos na ilha, Chuck está pronto para desistir e decide se enforcar. Ele inicialmente forma um boneco com um tronco de madeira e usa uma corda para amarrá-lo na árvore morta que está no pico da montanha, para testar se ela iria suportar o seu peso. O galho se quebra, deixando o boneco pendurado. Um ano depois, enquanto ele está construindo a jangada e está sem corda, ele concorda com Wilson sobre onde ele pode encontrar os nove metros extras, que estão presos ao boneco pendurado.
09. O QUE HAVIA NA CAIXA MISTERIOSA?
A caixa que acompanhou Chuck Nolan em sua jornada na ilha deserta, serviu como motivação para ele sobreviver e voltar para casa. Segundo um suposto rascunho de roteiro, Chuck abriria a caixa com a faca feita de pedra e dentro encontraria duas garrafas de molho verde e uma carta. A carta era de Bettina, a dona do rancho, que implorava ao marido para voltar. Se ele abrisse a caixa, nunca encontraria Bettina, mas poderia dar um sabor melhor para os peixes que pescou na ilha. Um comercial da FedEx, exibido durante a transmissão do Super Bowl de 2003 apresentou uma paródia da cena final do filme em que Chuck devolve a embalagem ao remetente. Nesta versão, a mulher atende a porta e quando Chuck pergunta o que havia na caixa, a mulher responde: "Só um telefone via satélite, localizador GPS, vara de pescar, purificador de água e algumas sementes. Coisas bobas".
10. FOI UM SUCESSO DE BILHETERIA E INSPIROU A CRIAÇÃO DE UMA SÉRIE
O filme contou com um orçamento generoso, estimado em US$ 90 milhões de dólares e arrecadou em todo o mundo mais de US$ 429 milhões. Recebeu críticas positivas pela boa direção, roteiro inteligente e excelente atuação de Tom Hanks. O filme chamou a atenção de Lloyd Braun, que era o presidente da ABC no início dos anos 2000, que propôs a criação de uma série baseada em “Náufrago”, onde sobreviventes de um acidente ficariam presos em uma ilha. A série viria a se tornar um enorme sucesso, conhecida mundialmente pelo título “Lost”.