01. TEXTO PRIMEIRA CURIOSIDADE.
O filme A Orfã foi dirigido por Jaume Collet-Serra, mesmo diretor de A Casa de Cera. O roteiro foi baseado na história de Bárbora Skrlová, uma mulher de 36 anos, manipuladora e de dupla personalidade, que possuía uma condição rara que fazia com que ela aparentasse ser mais jovem, e que havia sido adotada na Noruega se passando por um garoto de 13 anos, após ter fugido da casa de duas amigas, onde praticava tortura e canibalismo contra os filhos de uma delas. O caso foi amplamente noticiado em 2007.
02. APARÊNCIA DE ESTHER
No roteiro, a personagem Esther deveria ser loira e de pele clara, mas Isabelle Fuhrman surpreendeu a produção durante a sua audição e conseguiu o papel aos 11 anos. Para se preparar para a personagem, Isabelle começou a imitar o comportamento e trejeitos de mulheres adultas ao seu redor.
03. POLÊMICA E TENTATIVA DE BOICOTE
O filme não agradou pais adotivos e instituições de adoção, principalmente pela polêmica frase dita pela personagem Esther: “Deve ser difícil amar uma criança adotada tanto quanto a sua própria.”
A Warner retirou esse trecho do trailer, porém, manteve no filme. Por conta desse enredo polêmico, houve tentativas de boicote ao filme durante a sua exibição nos cinemas.
04. ATRIZ POSSUI DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA VIDA REAL
A atriz Aryana Engineer, que interpreta a personagem Max, tem problemas de audição na vida real. Ela foi descoberta por um vizinho, que a viu se comunicando por linguagem de sinais com a sua mãe, que também é surda. Ele à apresentou ao casting do filme, que estavam procurando por uma menina fluente em linguagem de sinais.
05. ROSTO DE ESTHER NO CARTAZ FOI MANIPULADO
O pôster do filme foi editado para ser psicologicamente perturbador. Ao invés de mostrar o rosto real de Isabelle Fuhrman, metade de seu rosto foi espelhado, para torna-lo totalmente simétrico.
06. CENA COM VERA FARMIGA SERIA MAIOR
A cena em que Kate está escrevendo e tocando música em seu piano, era originalmente mais longa e a personagem estava compondo para suas filhas Max e Jessica. Vera Farmiga, que é uma pianista habilidosa, estava tocando de verdade. Farmiga teria ficado furiosa com o diretor por conta do corte, e esperava que a cena pudesse estar completa na versão em DVD, porém, também não entrou.
07. DIFERENÇAS NAS PRIMEIRAS VERSÕES DO ROTEIRO
As primeiras versões do roteiro incluíam informações detalhadas sobre Esther, onde revelava que ela havia sido molestada por seu pai biológico desde muito jovem e havia sido enviada para a instituição psiquiátrica após assassiná-lo. Após fugir da instituição, ela passou a se prostituir na Estônia, onde foi presa, e se passou por uma criança, sendo encaminhada para um orfanato. Por conta dos abusos do seu pai, ela passou a seduzir os pais adotivo e os matava.
Originalmente, Esther teria conseguido matar Daniel no hospital. E no final do filme, voltaria ao quarto para colocar a maquiagem e depois cumprimenta a polícia como se fosse apenas uma vítima do que teria acontecido na casa.
08. LEONARDO DI CAPRIO FOI O PRODUTOR DO FILME
Um dos produtores do filme foi nada mais, nada menos do que Leonardo DiCaprio. Algumas fontes afirmam que essa foi uma das principais razões que fizeram os atores Vera Farmiga e Peter Skaarsgard aceitarem os papéis.
A cena do confronto final entre Ester e Kate no lago congelado foi inspirada no filme Titanic.
09. FINAL ALTERNATIVO
Há um final alternativo, que está presente no DVD, onde após acordar do desmaio, Esther vai até o seu quarto e coloca a maquiagem para a voltar a aparentar ser uma menina e depois desce cumprimentando os policiais na escada.
10. BILHETERIA E NOVO FILME
O filme contou com um orçamento estimado em 20 milhões de dólares e arrecadou mais de US$ 78 milhões em todo o mundo. Obteve críticas mistas, e uma pontuação média de 5,6 de 10 em um site especializado.
No início de 2020 foi anunciado que estava em produção um novo filme contando o passado de Esther e que ele levaria o seu nome. Mas no final do mesmo ano, o nome do filme foi alterado para Orphan: First Kill. Isabelle Fuhrman retorna como Esther, atuando ao lado da atriz Julia Stiles.