15 Fatos e Curiosidades Incríveis Sobre Perus

Os perus foram domesticados no antigo México por conta da sua carne e por seu significado cultural e simbólico. Abaixo você confere algumas curiosidades sobre essa ave que tradicionalmente é vista em milhões de casas em datas festivas.

$ads={1}

01. O peru é uma grande ave do gênero Meleagris, nativa das Américas.

02. Existem dois tipos de perus: o peru selvagem no leste e centro da América do Norte e o peru-ocelado na Península de Yucatán.

03. Os perus selvagens normalmente pesam entre 2,5 e 11 kg e medem entre 75 e 125 cm de comprimento. Possuem uma cauda longa e preta em forma de leque e asas de bronze brilhantes. O macho é muito maior que a fêmea, e sua plumagem é vermelha iridescente, verde, cobre, bronze e ouro. As penas das fêmeas são geralmente mais escuras, de cor marrom e cinza.

04. Os perus-ocelados normalmente pesam de 3 a 5 quilos e tem entre 70 e 122 centímetros de comprimento, tornando-os menores do que qualquer outra subespécie de peru selvagem na América do Norte. Possuem uma cabeça azul com saliências amarelo-avermelhadas e as penas com pontas brilhantes, quase como um pavão.

05. Os perus selvagens preferem florestas perto da água. Alimentam-se de sementes, insetos e ocasionalmente sapos ou lagartos. Quando assustados, eles podem correr rapidamente para se proteger. 

06. O peru-ocelado vive apenas a 130.000 quilômetros quadrados da Península de Yucatán, no México. Eles passam a maior parte do tempo no chão e geralmente preferem fugir do perigo durante o dia em vez de voar, apesar de poderem voar por curtas distâncias. O poleiro fica localizado no alto de árvores, longe de predadores noturnos, como onças.

07. Na natureza, ambas as espécies são excelentes voadoras, capazes de alcançar distâncias curtas com uma velocidade de até 90 km/h, e corredores rápidos, atingindo 25 a 50 km/h.

08. Os perus possuem a “fama” de serem agressivos com humanos e animais de estimação em áreas residenciais. A explicação para isso, é a de que os perus selvagens possuem uma estrutura social e hierarquia, e os perus de estimação podem responder a humanos e animais da mesma forma que respondem a outros perus, tentando controlar ou atacar pessoas que a ave considera subservientes.

09. A cidade de Brookline, Massachusetts, aconselhou os cidadãos a serem agressivos com os perus, abordá-los e não se conterem. Além disso, eles recomendam fazer barulhos (bater panelas ou outros objetos juntos), abrir guarda-chuvas, gritar e acenar com os braços e afastá-los com uma vassoura.

10. Durante a exibição de acasalamento, o macho abre a cauda, ​​abaixa as asas, retrai a cabeça, pavoneia e emite um som rápido de deglutição. Ele constrói um harém, onde cada ave coloca entre oito e 15 ovos com manchas marrons em uma toca. Os filhotes eclodem em 28 dias.

11. Os perus selvagens eram venerados nas antigas civilizações astecas e maias. Os astecas faziam festivais religiosos duas vezes por ano para homenagear o peru selvagem, que chamavam de huexolotlin, e consideravam o peru uma representação de pássaro de Tezcatlipoca, um deus enganoso. Por conta dessa conexão espiritual, as penas de peru eram constantemente usadas para enfeitar colares, cocares, joias e roupas. Os maias também reverenciavam e veneravam a ave.     

12. O peru assado sempre foi um prato regular de Natal em muitos países europeus. Nos Estados Unidos, a ave é especialmente associada ao Dia de Ação de Graças. Como resultado, a produção de peru tende a ser sazonal, embora perus magros, desossados ​​e prontos para o consumo estejam disponíveis em qualquer época do ano nos Estados Unidos e em alguns outros países.

13. Mais de 7 milhões de perus selvagens vagam pelas áreas florestais dos Estados Unidos, Canadá e México.

14. Todos os estados dos EUA, exceto o Alasca, têm populações estáveis ​​o suficiente para a caça regulamentada de pássaros, e a caça ao peru é um esporte popular. Diferentes estados podem oferecer diferentes temporadas de caça ao peru na primavera e no outono, com base nas populações locais de aves e nos planos de gerenciamento de caça.

15. Os perus são conhecidos por sua capacidade de se reproduzir assexuadamente, o que é raro entre as espécies superiores. Na ausência de machos, perus fêmeas produzem ovos fertilizados. Os perus são conhecidos por sua capacidade de se reproduzir assexuadamente, o que é raro entre as espécies superiores. Na ausência de machos, perus fêmeas produzem ovos fertilizados.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato