01. ROTEIRO FOI ESCRITO EM 2 DIAS
O roteirista e diretor do filme foi John Hughes, que escreveu o roteiro deste filme em 1982 em apenas 2 dias e originalmente teria uma menina a mais. Ele também é conhecido pelos seus trabalhos nos filmes Curtindo a Vida Adoidado (1986), Beethoven (1992), 101 Dálmatas (1996) e na franquia Esqueceram de Mim.
02. NICOLAS CAGE INTERPRETARIA JOHN BENDER
Nicolas Cage chegou a ser considerado para o papel de John Bender, mas seu salário na época era inviável para o projeto. John Cusak foi escalado, e chegou a fazer alguns testes, mas John Hughes acabou sendo influenciado pelo diretor de elenco e escolheu o ator Judd Nelson.
03. JUDD NELSON QUASE FOI IMPEDIDO DE REALIZAR O TESTE
Judd Nelson revelou que ele chegou para o fazer o teste para o papel já interpretando o jeito do personagem John Bender. A recepcionista do local não percebeu e achou que o ator estava provocando-a e chamou o segurança, o que quase fez Nelson perder o teste. As roupas que ele usou na audição foram as mesmas usadas pelo personagem no filme. Durante as gravações ele também se desentendeu com o diretor John Hughes, que era muito protetor com a atriz Molly Ringwald, e quase o demitiu. Mas os outros atores, incluindo Molly, convenceram Hughes a deixar Judd no projeto.
04. MOLLY RINGWALD IRIA INTERPRETAR ALLISON
Brooke Shields chegou a ser considerada para o papel de Allison, mas foi Molly Ringwald a escalada para a personagem. Atrizes como Laura Dern, Jodie Foster e Robin Wright foram consideradas para o papel de Claire. Porém Molly se interessou por esse outro papel, por se ver diferente da personagem e acha-la parecida com sua irmã mais velha, que era muito popular na escola. Molly convenceu Hughes e ele escalou Ally Sheedy para o papel de Allison.
05. MÃE E IRMÃ DE ANTHONY MICHAEL HALL APARECEM NO FILME
No início do filme, o personagem Brian é deixado na escola pela mãe e pela irmã, aquelas eram a mãe e irmã de Anthony Michael Hall na vida real. No final do filme, quem pega ele é o pai, sendo interpretado pelo diretor John Hughes.
06. GRAVAÇÕES REALIZADAS NO GINÁSIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
As gravações foram feitas em uma antiga escola pública que havia fechado 3 anos antes por diminuição no número de alunos. John Hughes queria que a área de detenção acontecesse em uma biblioteca, mas a biblioteca da escola era muito pequena, então foi construída uma biblioteca no ginásio. A escola também teve seu interior utilizado na gravação do filme Curtindo a Vida Adoidado e hoje o prédio serve para vários escritórios de agências e departamentos regionais.
07. ATORES COM IDADES DIFERENTES
Molly Ringwald e Anthony Michael Hall tinham 16 anos na época das gravações, mas os demais atores eram mais velhos, Emilio Estevez e Ally Sheedy tinham 23 anos e Judd Nelson era o mais velho com 25 anos.
08. MOLLY RINGWALD NÃO QUERIA DANÇAR SOZINHA
Na cena com os personagens dançando, o roteiro pedia apenas que Claire dançasse, mas Molly Ringwald afirmou que estava nervosa demais para dançar sozinha. O diretor pediu que os demais dançassem para deixar a atriz mais confortável e assim manteve isso no filme.
09. MOVIMENTO ICÔNICO FOI IMPROVISADO
A clássica cena no final do filme quando o personagem John Bender levanta o punho para cima foi improvisada por Judd Nelson. O diretor pediu para ele caminhar durante o pôr do sol e que fizesse alguma ação. O movimento foi mantido no filme e se tornou um símbolo icônico da década de 1980. Vários outros pequenos acontecimentos no filme também foram improvisados, como a roda de conversa que eles fazem no chão da biblioteca e a piada que Bender conta enquanto está passando pelos dutos de ar. Segundo o ator, essa era a forma de trabalhar do diretor Hughes.
10. O FILME TERIA SEQUÊNCIAS
Foi sugerido originalmente que o filme teria algumas sequências, mostrando como seria a segunda-feira dos personagens na escola após a detenção que acontece em um sábado e outros filmes que mostrariam a relação dos personagens anos depois. Mas alguns motivos, como a difícil relação entre o diretor e o ator Judd Nelson, que interpreta John Bender e o desentendimento com a atriz Molly Ringwald por abandonar filmes adolescentes, atrapalharam esses planos. Foi revelado que Hughes chegou a escrever um roteiro em 2005, mas sua morte em 2009 acabou com as tentativas de criar uma franquia.