Pixabay |
01. Seu nome científico é canis latrans, que significa “cachorro latindo”.
02. Existem 19 subespécies de coiote.
03. O coiote é originalmente nativo do oeste da América do Norte, mas agora se estende por toda a América do Norte e Central, variando no norte do Alasca e em todas as partes mais ao norte do Canadá, ao sul através dos Estados Unidos continentais e do México, e por toda a América Central até o Panamá.
04. Além de habitarem áreas naturais, também são localizados em áreas habitadas pelo homem, incluindo fazendas rurais, subúrbios e cidades.
05. O tempo de vida médio de um coiote na natureza é de 10 a14 anos, enquanto os coiotes em cativeiro podem viver até 20 anos.
06. Os coiotes são quase tão grandes quanto os cães de tamanho médio, embora sejam menores que os lobos. Eles medem de 81 a 94 centímetros da cabeça ao quadril. Sua cauda adiciona outros 41 centímetros ao seu comprimento. Coiotes normalmente pesam cerca de 9 a 23 quilos.
Pixabay |
07. Os coiotes são animais territoriais. Assim como os cães, eles usam a urina para marcar seu território.
08. Os coiotes são animais semi-sociais; eles podem ser solitários, ou formar pares ou bandos de viajantes.
09. Em sua maioria, os coiotes são diurnos ou crepusculares (ativos ao amanhecer e anoitecer), mas podem adquirir hábitos mais noturnos se habitarem próximos aos humanos.
10. Apesar de serem classificados como carnívoros, seus hábitos alimentares são bastante onívoros. Normalmente comem qualquer coisa que encontrarem. Eles caçam roedores, pássaros, peixes, sapos e até veados.
11. A estratégia de caça dos coiotes depende do tipo de presa que estão perseguindo. Se o coiote caçar uma presa pequena, ele caçará sozinho. Se a presa escolhida for um animal maior, como um veado, um grupo de coiotes unirá suas forças para matar a presa.
12. Os coiotes são excelentes corredores. Eles podem correr até 65 quilômetros por hora e podem saltar uma distância de mais de 4 metros.
13. Eles também são bons nadadores. Eles são capazes de escapar de predadores pela água e até colonizar ilhas graças à sua capacidade de nadar.
14. Os coiotes são extremamente cautelosos. Seu olfato é notável, e seus sentidos de visão e audição são excepcionalmente bem desenvolvidos.
15. Os coiotes têm uma tática especial para evitar predadores e perigos potenciais. Eles se movem silenciosamente andando na ponta dos pés.
16. Os principais predadores de coiotes são ursos , pumas , lobos e humanos (os coiotes são tratados como pragas e os humanos geralmente os matam para proteger o gado).
17. O coiote é um animal muito vocal, com um repertório variado de cantos. Ele usa um longo uivo para relatar sua localização, latidos curtos para alertar sobre o perigo, latidos ao se reunir com os membros da matilha, rosnados ao estabelecer o domínio, e latidos agudos para convocar filhotes.
18. Os coiotes são geralmente monogâmicos e mantêm laços de pares que podem durar vários anos. A época de reprodução vai do final de dezembro a março. O período de gestação do coiote feminino dura de 60 a 63 dias e os filhotes nascem no início da primavera. O tamanho da ninhada depende de vários fatores, mas normalmente varia de 4 a 7 filhotes. Ambos os pais cuidam de seus filhotes, frequentemente com a ajuda dos filhos mais velhos.
19. Os coiotes fazem suas tocas em fendas rochosas, moitas densas e às vezes nas tocas de outros animais.
20. O coiote aparece frequentemente nos contos e tradições dos nativos americanos. Algumas tribos, como Chinook, Maidu, Paiute, Pawnee, Tohono O'odham e Ute retratam o coiote como o companheiro do criador.
Pixabay |